quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CAPACITAÇÃO PDE-ESCOLA

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) faz parte do conjunto de estratégias previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem o propósito de concorrer para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em escolas de Educação Básica nas regiões brasileiras, reduzir as disparidades socio-educacionais, racionalizar e simplificar os processos administrativos, fortalecer a autonomia das escolas e contribuir para o processo democrático da educação.
A elaboração do PDE-Escola representa um momento de análise de seu desempenho, ou seja, de seus processos, de seus resultados, de suas relações internas e externas, de seus valores e de suas condições de funcionamento. O LSE (LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR) virá fornecer uma base de informações que tem como referência um padrão mínimo de funcionamento da escola (PMFE) estabelecido pelo Ministério da Educação. A partir do diagnóstico, a escola irá selecionar metas e ações, que serão financiadas com os recursos do MEC visando a . melhoria de seus processos pedagógicos e, conseqüentemente do desempenho dos alunos.
A capacitação teve como fim nortear as escolas sobre como elaborar o PDE- Escola, a adesão ao programa, inserção dos dados no sistema –SIMEC, execução e prestação de contas.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO
18 a 21 de outubro de 2010
AGENDA DA FORMAÇÃO.
1º Dia (18\10):
08h00min – apresentação da 11ª URE. Durante todo o dia com intervalo para as refeições.
2º Dia (19\10):
08h30min às 12h00min – orientações gerais sobre o PDE- ESCOLA
14h00min às 17h00min- orientações sobre prestação de contas do PAF.
3º Dia (20\10):
08h30min às 12h00min - Realização de oficinas sobre o PDE-Escola
14h00min às 17h00min- Apresentação do LSE.
4º Dia (21\10):
08h30min às 12h00min - Apresentação do LSE.
12h00min – Almoço e encerramento.

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,

    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,

    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    ResponderExcluir